A Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS) coordenou o painel “Transformação digital sustentável e inclusiva no Sistema Único de Saúde (SUS): telessaúde, informação e tecnologia na interface entre saúde e meio ambiente”, nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, no estande do IEC, localizado na Zona Verde da COP30, que está sendo realizada em Belém. A equipe do Telessaúde UFPA/Ebserh, coordenada por Socorro Castelo Branco, esteve presente no evento.
Durante o painel, a secretária Ana Estela Haddad, da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) destacou como a transformação digital vem fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque especial para a Infraestrutura de Dados Espaciais do Ministério da Saúde (IDE-MS) — uma iniciativa pioneira que integra dados de saúde e meio ambiente para apoiar o planejamento territorial e a tomada de decisão baseados em evidências.
Além disso, a secretária também ressaltou os avanços em telessaúde e outras plataformas digitais que ampliam o acesso equitativo ao cuidado, especialmente em áreas remotas da Amazônia, ao mesmo tempo em que contribuem para a sustentabilidade ambiental.
O evento teve a apresentação de projetos conjuntos com o Instituto Evandro Chagas (IEC) e os esforços do Brasil em promover uma saúde pública equitativa, sustentável e digitalmente integrada, fortalecendo a colaboração intersetorial e evidenciando a interseção entre saúde, tecnologia e sustentabilidade ambiental.
